©2019 por Recreanext.

 
Buscar
  • Recreanext

Animação e Recreação, não são a mesma coisa.

Atualizado: 11 de Set de 2019

Na Recreanext, acreditamos e fomentamos conceitos educativos na pratica da recreação, para nós ANIMAR E RECREAR NÃO SÃO A MESMA COISA.


Recreação em eventos

A Recreação com base estruturada no mundo da Educação física É UM MÉTODO DE ENSINO. É a Recreação livre, espontânea, de escolha do individuo, procura uma atitude positiva, é utilizada em tempos de ócio , procurando "animar" ao individuo provocando reações de plenitude e felicidade? SIM, é isso mas também é uma FERRAMENTA PEDAGÓGICA.

Para nós, ANIMAR como o conceito popular relata é: 1 Ação de animar. 2 Alegria, entusiasmo. 3 Movimento. 4 Calor, vivacidade. 5 Brilho no olhar, cor viva nas faces ou vivacidade na expressão fisionômica. A animação procura animar, provocar alegria, entusiasmo, movimento, com o fim de aproveitar o tempo livre com uma atividade focada em melhorar o estado anímico da pessoa. Isso é ótimo, não é?! no entanto, para nós a RECREAÇÃO, focada em términos educativos esportivos, procura ANIMAR, mas ao mesmo tempo ensina os modos saudáveis de utilizar o nosso tempo-livre, aporta conhecimentos, ensina através do movimento e tem base fundamentada no conceito de APRENDER BRINCANDO. É utilizada como meio, como ferramenta de ensino, para transmitir também condutas comportamentais, sociais, de respeito, convivência, trabalho em equipe, consciência ecológica, entre outros inumeráveis conceitos  de fundamental importância, na vida dos indivíduos que realizam às atividades, que através da brincadeira, nem sempre estão cientes dos conhecimentos e valores que estão absorvendo.

A animação é uma parte fundamental da recreação, mas não podemos confundir estes conceitos como pares, já que são integrativos. A recreação visa acompanhar o processo evolutivo do individuo, como ser social e comunitário, é por isso que é de grande importância entender que através da brincadeira, ensinamos processos "recreativos", é dizer, como aplica outros dos conceitos da recreação, que irão se repetir na vida do individuo, é por este motivo que temos que ser sim animadores, mas também educadores responsáveis. 


Cito diferentes autores:


"As diversas acepções da palavra recreação são fundamentadas na área de pedagogia, psicologia e, sobretudo, na educação física. Essa última área, ao lado do esporte, é a mais associada à recreação, tanto na vida cotidiana como nos estudos, cursos, propostas da formação sobre o tema, campo de atuação profissional no setor privado, nas organizações de terceiro setor e também no âmbito das políticas públicas de vários países latino-americanos..."

"É importante entender que uma vivência recreativa sempre será lúdica. Entretanto, um elemento lúdico nem sempre faz parte do universo da recreação..."

"...o lúdico traça um paralelo muito forte com a recreação uma vez que todo programa recreativo deve ser, obrigatoriamente, lúdico."

"Assim como o esporte e a atividade física, o jogo e a brincadeira representam parte importante do escopo da recreação, mas esta não se basta naqueles. A brincadeira, por sua vez, se incorpora com constância na recreação, por seu contexto lúdico e divertido."

"A recreação está longe de ser apenas um divertimento descompromissado. Suas atividades lúdicas e brincadeiras podem ser, também, um poderoso instrumento educacional. “Há uma vertente teórica que mostra que o lazer possui um duplo aspecto educativo, em que é possível promover a educação para o lazer e/ou pelo lazer. Quando falamos da educação para o lazer, visa-se educar o cidadão para sua participação nas atividades de lazer; enquanto que, na educação pelo lazer, o foco é utilizá-lo como uma ferramenta para promover a educação."



Anabella Diaz- Diretora da Recreanext.

4 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now